spotify-em-smartphone-teaser

O Spotify já conta com 30 milhões de assinantes, ou usuários que pagam regularmente pelo serviço. O anúncio foi feito pelo seu fundador e CEO Daniel Ek através de sua conta no Twitter.

Desse modo, a plataforma de música por streaming se consolida como líder do setor, em um momento em que supostamente eles poderiam estar enfrentando uma desaceleração por conta da maior concorrência, muito em especial depois da entrada da Apple nesse mercado. Mas isso não aconteceu: o Spotify se mantém, e segue crescendo com força.

Esse dado é interessante pela tendência que mostra, onde a adoção da modalidade de assinatura paga foi de 10 milhões de usuários em um ano. O Spotify iniciou suas atividades em 2008, mas só alcançou os primeiros 10 milhões de assinantes em 2013. De lá para cá, o número triplicou em três anos.

Outro dado curioso é que em seus nove meses de vida, a Apple Music conseguiu 11 milhões de assinantes, que no caso do Spotify gira em torno de 10 milhões. Ou seja, a concorrência é mais relativa do que parecia em um princípio: o lançamento do Apple Music gerou maior visibilidade ao Spotify.

Falando na concorrência, todo mundo se esquece do Deezer, que no final do ano passado revelou que conta com 16 milhões de usuários, dos quais 6 milhões eram assinantes. Ainda resta saber quantas pessoas pagam pelo Google Play Music, se bem que a gigante da internet é quem domina no mundo da música por streaming, por causa do YouTube.

Via The VergeTwitter (Daniel Ek)