source

 

O Source é um painel solar criado pela startup Zero Mass Water, que extrai a umidade do ar para condensá-la, e assim oferecer água potável.

O painel nasceu de um princípio bem simples da natureza: todos nós somos donos do ar que respiramos, mas quase ninguém é da água que bebe.

Qualquer pessoa com ar condicionado pode extrair água do ar. Logo, não há mágica: imagine um saleiro com grãos de arroz, que são capazes de absorver a umidade para manter o sol seco.

O Source funciona exatamente da mesma forma.

 

Source, o painel solar de água potável

 

source-02

 

O Source possui um material que extrai a umidade do ar. A água coletada é purificada por filtros, com a adição de cálcio e magnésio para igualar o sabor e o pH da água engarrafada. O painel é capaz de gerar até cinco litros de água por dia, o suficinete para uma família de quatro pessoas.

Outra vantagem do sistema é que, por ser solar, ele pode funcionar em praticamente qualquer região do planeta, dispensando o usu de energia elétrica ou do fonrecimento de água, oferecendo uma fonte de água potável sem maiores complicações.

 

source-03

 

A Zero Mass Water informa que o painel solar foi desenvolvido para funcionar por um longo período de tempo, com simples manutenção (basicamente alimentar o depósito de minerais, que pode durar até um ano).

O sistema não é complexo, e qualquer pessoa com uma chave de fenda pode consertar a placa. O esquema de montagem estará à venda no site do fabricante em breve.

O preço do Source não foi revelado, e não há informações sobre como eles vão conseguir o financiamento para a produção em grande escala, além de buscar parcerias com outras empresas ou instituições para levar o dispositivo para as áreas que mais necessitam.

 

 

Via Zero Mass Water