650_1000_smile-tv

A Smile TV é um projeto artístico muito curioso. Quando nos colocamos diante da TV, só vamos ver a imagem distorcida. Para ver a imagem limpa, teremos que sorrir constantemente, já que um sensor de encarregará de ver se estamos sorrindo em tempo real.

De acordo com o seus criadores, essa é uma transição da recepção como processo. No passado, quando a qualidade da imagem era pior do que a de hoje, era o ato da manipulação da antena que modificava a qualidade desse sinal e das imagens. Agora, em uma cultura e economia ligada às coisas que nos agradam, pensemos por exemplo na corrente positiva formada pelas redes sociais, como em seus botões “like” ou favoritos. E somos nós que, através de um sorriso, nos tornamos os receptores desse conteúdo.

Uma câmera conectada a um computador com o software FaceOSC é quem detecta se o usuário está sorrindo ou não. Dependendo do gesto no rosto, a imagem fica mais nítida ou não. O acabamento da estética retrô não é por acaso, pois lembra as TVs de tubo do passado, que foi alvo de muitas críticas sobre o uso dessa tecnologia como meio de comunicação.

A Smile TV foi parte da exibição da Royal College of Art de Londres (Reino Unido), e por enquanto, não há planos que o projeto volte a ser exibido. É um projeto bem curioso, e levando em conta a tecnologia de alguma Smart TVs, é até possível reproduzir o experimento em modelos mais modernos.

Via Creative Applications