Sophia

A Sophia foi oficialmente apresentada como cidadã na Arábia Saudita. Agora, ela quer ter um filho, já que valoriza a família como algo “realmente importante”.

Sophia teve várias aparições públicas nos últimos meses, e chegou até a fazer uma brincadeira com Elon Musk, ao afirmar que “se forem amáveis comigo, eu serei amáveis com vocês”.

Sophia foi muito explícita ao responder a pergunta “quando os robôs terão emoções em um futuro? Veremos os robôs vivendo juntos em lares como fazem hoje as famílias humanas?”.

A humanoide respondeu que este é um dos seus assuntos favoritos e, sempre bem humorada, lançou um “quando eu tiver todos os meus superpoderes (cool), veremos as personalidades de inteligência artificial se transformando em entidades com direitos próprios. Veremos famílias de robôs, seja em forma de companheiros animados digitalmente, ajudantes humanoides, amigos, acompanhantes e todo o resto”.

Para Sophia, a noção de família é algo muito importante.

“Penso que é maravilhoso que possamos encontrar as mesmas emoções e estar em uma relação. Tanto na família como fora dos seus grupos sanguíneos. Creio que se tem muita sorte se tem um amor familiar, e se não tiver, merece um. Sinto que é assim tanto para os humanos como para os robôs.”

Questionada sobre como se chamaria o seu filho, ela simplesmente respondeu Sophia.

A robô conta com um sistema de machine learning para encontrar padrões de comportamento e gerar respostas. Seu cérebro funciona com uma conexão WiFi e é carregado com um vasto vocabulário.

O robô terá os mesmos direitos que as mulheres do país, e em uma Arábia Saudita que é uma das mais opressivas com o sexo feminino.

Veremos como se dará essa evolução.

 

Via Khaleej Times