A Sony se aventurou em apresentar smartphones na CES 2013, e além do Xperia Z que você viu nas primeiras horas da manhã de hoje nesse blog (clique aqui para ler), a fabricante japonesa também anunciou a chegada ao mundo do Xperia ZL, que é realmente muito parecido com o modelo que já conhecemos.

Na verdade, ele é quase igual, principalmente na sua tabela de especificações técnicas: tela de 5 polegadas (1920 x 1080), processador Qualcomm Snapdragon S4 Pro de 1.5 GHz, 2 GB de RAM, 16 GB de armazenamento (expansíveis via microSD), câmera traseira de 13 megapixels, câmera frontal de 2 megapixels, conectividades Wi-Fi, Bluetooth 4.0 e NFC, além do sistema operacional Android 4.2 Jelly Bean.

Então, você me pergunta: “onde está a diferença”?

A diferença do Xperia ZL para o Xperia Z está no seu design, que é mais casual, com uma menor espessura. Ele é mais fino que o Xperia Z por não contar com a tal resistência à água e poeira, além do fato dos seus materiais de construção serem um pouco mais simples e de menor qualidade.

Por fim, o Xperia ZL possui uma bateria um pouco diferente, de 2.370 mAh. Mas nos demais itens, a lista é a mesma. O motivo da decisão da Sony nesse caso é lançar o mesmo terminal em duas versões, com preços diferentes, ou talvez lançar versões diferentes de acordo com cada território (essa segunda hipótese eu considero menos provável).

Assim como o Xperia Z, o Xperia ZL tem previsão de chegada ao mercado para o primeiro trimestre de 2013, e seu preço não foi anunciado.