Assim que o sol nasceu lá no Japão, a Sony anunciou de forma oficial o novo Xperia Tablet Z, um interessante tablet com tela de 10.1 polegadas, com sistema operacional Android 4.1 Jelly Bean e boas configurações técnicas, para satisfazer os gostos mais diversos. O produto já estava sendo especulado nos últimos dias, mas na calada dessa madrugada (no Brasil), se tornou oficial.

A principal diferença do Xperia Tablet Z para os demais tablets da Sony é que todos os seus detalhes técnicos foram desenvolvidos especificamente pela divisão de mobilidade da Sony. O modelo conta com um processador Qualcomm APQ8064 de 1.5 GHz, 2 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno, sendo assim um forte concorrente dentro do segmento de tablets com tela de 10.1 polegadas, mais pensados para fins específicos de produtividade, jogos e entretenimento. No seu caso em particular, sua tela possui uma resolução de 1920 x 1200 píxels, e para melhor reproduzir os conteúdos em sua tela, ele conta com o recurso Mobile Bravia Engine 2 integrado.

As características se completam com uma câmera traseira com sensor luminoso Exmor R de 8.1 megapixels, conectividades NFC e LTE, uma bateria de 6.000 mAh e um slot para cartões microSD, além da tecnologia de som envolvente virtual S-Force, um sistema de surrond sound virtual que reforça os efeitos sonoros para uma maior imersão na reprodução de jogos e vídeos.

Você certamente já está empolgado com tais características técnicas, certo? Mas calma. Ainda não acabou. Todas as características técnicas que listamos acima (incluindo essa bela bateria de 6.000 mAh) está armazenada em um produto com um corpo de apenas 6.9 mm de espessura, e 495 gramas de peso. Para um tablet de 10.1 polegadas, é muito pouco (principalmente se pensarmos que um dos seus concorrentes diretos, o iPad, tem uma tela de 9.7 polegadas e pesa mais que o modelo apresentado pela Sony). De quebra, o Xperia Tablet Z é resistente a água e poeira, tal como o recém lançado smartphone Xperia Z.

Mas além dos dados técnicos, a Sony foi relativamente reservada em revelar maiores detalhes sobre o produto, de modo que todos vão ter que esperar mais um pouco para saber informações importantes, como preço do produto ou sua data de lançamento. Uma coisa é certa: o Xperia Tablet Z será uma das estrelas da Mobile World Congress 2013, que acontece em Barcelona, no final do mês de fevereiro.

Via Sony Mobile Japan, Blog of Mobile, SlashGear