sony-vaio-tap-11

A Sony anunciou oficialmente o lançamento do seu primeiro tablet com Windows 8, o VAIO Tap 11. O produto conta com um design que, de forma inevitável, nos lembra o Surface Pro da Microsoft, tanto pelas suas proporções (11 polegadas) como pela possibilidade de poder acoplar um finíssimo teclado, através de um conector magnético.

O produto conta com um processador Intel Pentium ou Intel Haswell (Core i3, i5 ou i7 – a escolher), memória SSD entre 128 e 512 GB de armazenamento (a escolher), e sua tela IPS conta com uma resolução de 1920 x 1080 pixels, com suporte para caneta Stylus, através de um digitalizador N-Trig.

A escolha dessa empresa no lugar da Wacom pelo fato de, segundo a Sony, a N-Trig posicionar os seus sensores mais próximos da ponta do lápis, obtendo assim uma maior precisão. O problema que isso apresenta é que, enquanto com você poderia trocar de lápis sem maiores problemas, com o sensor da N-Trig, as coisas se complicam, já que você fica preso ao uso da Stylus que acompanha o VAIO Tap 11, ou ao acessório que já acompanhava o VAIO Duo 11. Em compensação, agora o usuário tem um espaço para transportar o lápis em forma de clip, diminuindo assim as chances de perda do acessório durante o transporte.

Sobre as dimensões do produto, a Sony afirma que o VAIO Tap 11  é o tablet PC mais fino do mundo, e mesmo com o seu teclado acoplado, ele pode ser mais fino que o próprio Surface Pro. No tal teclado, não temos nenhum tipo de conector extra, ficando todos eles reservados ao tablet em si: porta microHDMI, porta USB 3.0 e sensor infravermelho. O produto também tem espaço para alto-falantes integrados, e um módulo NFC. O VAIO Tap 11 ainda conta com uma câmera traseira de 8 megapixels, com sensor Exmor-R.

O tablet Sony VAIO Tap 11 não tem preço anunciado, nem data de lançamento, mas é bem provável que ele chegue ao mercado internacional a tempo das vendas de Natal. Bom, pelo menos lá fora. No Brasil, não há nenhuma pista sobre o lançamento do produto.