Eu já imaginava que isso iria acontecer. Ok, não tenho as provas definitivas disso, mas eu tinha absoluta certeza que, mais cedo ou mais tarde, algum fabricante iria desafiar a Microsoft no emergente mercado de tabletops. Recuperando a ideia de seus PCs híbridos conceituais, mostrados em forma de protótipo durante a CES 2012, a Sony já está trabalhando no VAIO Duo 11, um ultrabook com uma atípica tela touch que se apresenta muito parecido com o Surface.

As imagens foram conseguidas pelo site PocketNoew, e à primeira vista, parecem ter sido extraídas de um vídeo, ou algum outro tipo de material promocional, que mostram claramente a presença do Windows 8 no produto, mas não na versão RT. Segundo a fonte, o produto também incluiria a versão completa do Office pré-instalada no produto, para que o usuário comece a trabalhar assim que o produto chegar na sua casa.

O “11” da sua denominação deve fazer referência ao tamanho de sua tela em polegadas. Para que você tenha uma ideia (e para que você comprove que ele é mesmo um adversário direto do Surface), o tablet da Microsoft mede 10.6 polegadas, e pelo o que podemos ver nas fotos de perfil do produto, não se trada de um tablet puro e simples, uma vez que o teclado do produto está unido à tela, que no lugar de fechar em forma de clamshell, como manda um produto no formato de notebook, ele ficaria totalmente oculto, em formato silde, com o “tablet” em si ocultando o teclado, para que aí sim você possa utilizar o produto como um tablet de forma efetiva.

Até aqui, isso é tudo o que eu sei (eu juro). Pelas datas especuladas, é provável que o Duo 11 seja apresentado ainda nesta semana, durante a IFA 2012, de modo que é bom você manter os seus olhos bem abertos. A feira começa oficialmente no dia 31 de agosto, mas no dia 30, certamente teremos grande movimentação em Berlim.

Via PocketNow