Sony-Xperia

A Sony pode ter optado por retirar do mercado as séries Xperia M, Xperia C e Xperia E, reforçando o movimento de aposta exclusiva na nova linha Xperia X.

O mercado mobile é muito complexo, e é compreensível tais decisões, já que a concorrência é feroz. Está cada vez mais difícil encontrar estratégias que funcionem de verdade, e a Sony teve que tomar decisões drásticas na sua linha Xperia. Vale lembrar que a atual série Xperia Z será substituída pela nova Xperia X, e a ideia dos japoneses é contar com uma estratégia unificada, onde todos os dispositivos da empresa fiquem agrupados por um único nome.

xperia-x

É curioso ver a Sony se centrar em uma estratégia de lançar menos smartphones, mas cuidando ao máximo da qualidade dos mesmos, principalmente levando em consideração que a empresa faz receita com as vendas dos dispositivos. Isso implica ter um catálogo limitado, e pode ser prejudicial de imediato. Porém, há vantagens evidentes na decisão, como um melhor suporte e redução da fragmentação.

É o caminho contrário da Samsung, que tem uma grande variedade de dispositivos. A estratégia funciona, pois qualquer usuário pode encontrar um modelo que se encaixe às suas necessidades e ao seu bolso. Por outro lado, a fragmentação do Android nos coreanos é absurdamente elevada.

Não está claro se os modelos pendentes de lançamento já chegarão com o nome Xperia X ou se serão descartados. Só sabemos que, pelo menos até 2018, é essa a marca prioritária para a Sony.

Via SlashGearXperia BlogEprice