Sony SmartBand 2-01

A Sony não quis esperar a IFA 2015 e apresentou a renovação da sua pulseira de atividades Sony SmartBand 2. O produto mantém a filosofia de quantificar as atividades do usuário, e agora adiciona a possibilidade de registrar nossas pulsações, com um novo sensor incorporado.

É uma atualização lógica, que sege o caminho de outros fabricantes. Mantém sua filosofia, mas adiciona novidades para melhorar o funcionamento do modelo original e, de quebra, corrigir alguns erros da edição anterior.

A Sony mantém o corpo de plástico, mas dessa vez com um acabamento uniforme e sem relevos. As imagens mostram um produto com um material mais rígido, e um fecho mais seguro.

Sony SmartBand 2-02

A Sony SmartBand 2 (mais uma vez) não possui um visor que indica as horas, mas nos avisa com diferentes vibrações o recebimento de mensagens, chamadas e alertas. Vai indicar os passos dados, identificar quando realizamos alguma atividade esportiva, e contará com três luzes LED que ajudam a reconhecer o tipo de notificação recebida.

O pulsômetro é incorporado na pulseira, e fará um registro diário das pulsações, além de identificar os momentos de maior excitação e estresse ao longo do dia. A Sony informa que a pulseira usa os acelerômetros incorporados para um cálculo mais preciso desses momentos mais tensos.

O aplicativo Lifelog vai quantificar o tempo que usamos outros apps ou tiramos fotos no smartphone, além de contar com um modo noturno para evitar que as notificações cheguem enquanto estamos dormindo. Também é possível configurar um alarme silencioso, para despertar o usuário com uma vibração na pulseira.

A Sony não informa se há mudanças na forma de medição do sono, e se esse modo será mais preciso. Levando em conta que o modelo anterior já era bem preciso, sendo ativado automaticamente, não parece que esse modelo apresente novidades importantes nesse aspecto. A resistência à água melhorou, e agora é no padrão IP68 (pode submergir em até 3 metros). A bateria da Sony SmartBand 2 é de até cinco dias de uso, dependendo do número de interações que a pulseira fará com o usuário no dia a dia.

A Sony SmartBand 2 estará disponível no mercado internacional em setembro, com um preço sugerido de 130 euros. Será compatível com o iOS (8.2 ou superior) e Android (4.4 KitKat ou superior). O aplicativo Lifelog já foi atualizado, e pode ser baixado na Google Play.