Vamos fazer um resumão de tudo o que a Sony apresentou na Gamescon 2012? É claro que vamos!

Para começar, uma pergunta: é certo que a gente pague duas vezes pelo mesmo jogo? Bom, se cada versão necessita ser adaptada para uma plataforma diferente, esse desembolso está justificado, mas parece que a Sony está disposta a fazer o possível para reforçar as vendas dos jogos do PS3 e potencializar a popularidade do PS Vita, apresentando na Gamescon 2012 a Cross Buy, ou o seu plano de compras conjuntas.

Segundo informou a fabricante durante o evento alemão, até o final do ano eles pensam em oferecer o modo de “compras cruzadas” para alguns de seus títulos, de modo que ao adquirir uma versão para uma determinada plataforma, o jogo para a segunda plataforma poderá ser baixado gratuitamente.

Por enquanto, os jogos PlayStation All-Stars Battle Royale, Sly Cooper e Ratchet & Clank: QForce serão os primeiros que contarão com esse tipo de oferta, oferecendo cópias para os dois consoles por um único preço. Segundo Jim Ryan, CEO e presidente da Sony Computer Entertainment Europe, tais cópias virão em forma de um “pacote”, mas não fez nenhum comentário sobre se uma ou as duas versões serão oferecidas via downoad.

Outra novidade anunciada pela Sony na Gamescon 2102 é que o PlayStation Plus estará disponível também para o PS Vita, mas sem informar uma data de lançamento, nem as ofertas que poderão estar disponíveis para os seus usuários. O único detalhe informado é que o serviço será lançado “em breve”.

Por outro lado, a fabricante também tornou pública a informação que o espaço de armazenamento de dados na sua nuvem vai aumentar, saindo dos atuais 150 MB para 1 GB, que é um valor muito mais “utilizável” para salvar as partidas que voc6e tem guardadas no seu console. Sobre esta novidade, a Sony indicou que essa atualização vai acontecer antes do final de 2012. A Sony também tornou pública a informação que o jogo Red Dead Redemption será o título gratuito do mês de setembro.

Para encerrar, a PlayStation Mobile é oficial. O serviço vai permitir que você conecte o seu ID da PlayStation Network, e jogue os seus games adquiridos em qualquer dispositivo com o certificado PlayStation, além do próprio PlayStation Vita. De modo complementar, a Sony anunciou que novos hardwares da ASUS serão lançados com o certificado PlayStation, e que a nova plataforma vai permitir que desenvolvedores independentes possam adicionar seus jogos na rede em um futuro próximo.

Um outro detalhe interessante da nova rede é que qualquer tipo de jogo poderá ser encontrado para o seu dispositivo com certificado PlayStation, e isso, tanto em títulos originais como jogos clássicos, desde que o seu dispositivo seja compatível com o sistema operacional Android.

A PlayStation Mobile será oficialmente lançada “neste outono” (do hemisfério norte, que vai de setembro a novembro), e dois dos primeiros jogos disponíveis no novo sistema são Super Crate Box e Lemings. Os primeiros países que vão receber a PlayStation Mobile são Estados Unidos, Espanha, França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Canadá e Austrália. No ato do seu lançamento, 30 jogos estarão disponíveis aos usuários, e o acervo vai crescendo de acordo com a adesão dos desenvolvedores à iniciativa. Inicialmente, o preço do SDK será de apenas US$ 99.