2-27-11-gaikai-beta-live

Um dos poucos pontos de crítica de alguns usuários tiveram quando conheceram as especificações do PlayStation 4 é que, pela primeira vez em muito tempo, um console da Sony não será compatível com os jogos do seu predecessor. Bom, pelo menos no seu hardware. A única saída é os jogos na nuvem, e felizmente, o fabricante japonês decidiu tranquilizar os gamers do PS3, informando que os seus jogos estarão disponíveis no PS4 em 2014, via Gaikai.

A empresa anunciou que a retro-compatibilidade do PS4 com o PS3 vai acontecer via streaming, com os jogos sendo executados via servidores remotos. A solução parece ser também uma forma de garantir que os jogadores vão consumir os jogos oficiais da Sony, além de ser (teoricamente) uma proposta mais barata do que relançar esses jogos em mídia física.

A Sony não disponibiliza datas para que o serviço comece a funcionar, e também não passa informações se esses títulos estarão disponíveis para o PlayStation Vita e Vita TV, algo que foi confirmado na Tokyo Game Show. Infelizmente, a disponibilidade do catálogo do PS3 em 2014 só foi confirmada para os Estados Unidos, de modo que os demais mercados deverão permanecer esperando por novidades sobre o assunto.

Via IGN