sony-crowdfunding

A Sony anunciou o lançamento da First Flight, uma plataforma de crowdfunding para financiar produtos desenvolvidos pelos seus funcionários.

O objetivo da Sony é impulsionar novas ideias e torná-las rentáveis. Além do crowdfunding, o First Flight também vai permitir aos investidores comprar e reservar novos produtos lá apresentados. Hoje, estão disponíveis dois projetos de produtos que já podem ser reservados, já que sua etapa de financiamento foi concluída com sucesso.

O MESH Smart DIY Kit e o FES e-ink watch são esses dois produtos, enquanto que o controle remoto HUIS Remote Controller arrecadou a metade dos 5 milhões de ienes necessários para a sua produção. Cada projeto tem uma página de apresentação muito similar ao do Kickstarter, com vídeos, imagens, uma apresentação do produto e uma série de ‘episódios’, tal como acontece em um blog, permitindo aos investidores conhecer cada fase do projeto.

Por enquanto, o First Flight está disponível apenas para os clientes japoneses, o que justifica todas as informações não serem traduzidas. E ficam algumas perguntas: estaria a Sony reinventando a filosofia do crowdfunding? Não pode ela mesma financiar suas próprias ideias e projetos?

O crowdfunding nasceu principalmente para ajudar empreendedores, pequenas empresas e usuários com ideias ambiciosas, mas com poucos recursos para levar adiante. Será que a Sony não está invadindo um terreno que não lhe pertence?

Via The Verge