Nada menos que 12 anos se passaram desde o lançamento do PlayStation 2, e ao longo dessa jornada, ele se transformou no console mais vendido da história, superando as 154 milhões de unidades comercializadas. Mas nada nesse mundo é para sempre, e hoje, 28 de dezembro de 2012, a Sony decidiu anunciar que o console está oficialmente descontinuado.

A despedida do mercado do PS2 vai acontecer de forma progressiva. Primeiro, ele deixará de ser distribuído no mercado japonês, até que o estoque nas lojas daquele país se esgotem. As lojas que ainda comercializam o console não mais receberão novos lotes do produto para oferta ao consumidor.

Mesmo que essa medida seja específica para o mercado japonês, não será surpresa se, nos próximos meses, a mesma Sony repita a decisão nos mercados dos Estados Unidos, Europa e América Latina, dando um fim absoluto ao console.

Com quase 13 anos de mercado, o PS2 sai de cena, deixando o PlayStation 3 como seu console principal, que também deve ser atualizado dentro de, no máximo, dois naos, com um suposto PlayStation 4, deixando assim o PS3 como o console “econômico” da Sony. O PlayStation 2 teve várias versões, desde a original (modelo grande) lançada em 2000, que contou com vários problemas de funcionamento (algo que se repetiu com o primeiro PS3), até o modelo slim, que foi o mais vendido no mercado.

Inúmeros títulos deram ao PS2 a credencial de console de sucesso, como Final Fantasy X, Metal Gear Solid 3, Devil May Cry, God of War (1 e 2), Shadow of the Colossus, entre outros. Este foi um console com ótimos jogos exclusivos, além de um extenso catálogo de títulos compartilhados que surpreenderam, como a série Grand Theft Auto. Além disso, o PlayStation 2 foi o primeiro console a ir mais além de ser simplesmente uma plataforma de jogos, se propondo a ser um centro multimídia de entretenimento, com a sua capacidade de reproduzir filmes em DVD e CDs musicais, opções que foram adotadas no primeiro Xbox.

E mesmo que o primeiro Xbox receba o título de console mais potente de sua geração, o PS2 foi o console mais popular, e seu recorde de vendas ao redor do planeta e na história demonstra isso. O fim do PlayStation 2 chega com um sentimento de nostalgia para os mais fanáticos gamers de todo o planeta, e sempre vamos ter muitas recordações das horas aproveitadas com esse fantástico produto.