Parece que a hora da Sony iniciar um novo ciclo em seus consoles portáteis chegou. Durante a CES 2013, Hiroshi Sakamoto, vice-presidente da Sony Home Entertainment, fez importantes declarações ao diário eletrônico chileno EMOL durante uma entrevista em Las Vegas. O tema? O futuro da marca PlayStation.

A EMOL não perdeu a oportunidade de bombardear o executivo com perguntas envolvendo a próxima versão do PlayStation, incluindo quando que a Sony se pronunciaria oficialmente pela primeira vez sobre o assunto. Para a surpresa de muitos (inclusive a nossa), Sakamoto decidiu valar mais do que o esperado sobre o assunto (será que o cansaço da CES entrou em ação, e ele não se deu conta do que estava falando?), e acabou surpreendendo meio mundo ao dizer que o anúncio oficial de um novo console da Sony pode não acontecer na E3 2013, e sim, antes disso.

Sakamoto afirmou que os esforços da Sony estão centrados no tradicional evento de games que acontece no próximo mês de junho, em Los Angeles, mas afirmou que o anúncio do novo PlayStation pode acontecer antes do mês de maio. E foi além: reforçou que o anúncio a ser feito é de “algo realmente importante” para a família PlayStation, mas que a empresa deve esperar pelo menos até maio antes de fazer esse anúncio.

Sem querer questionar as palavras de um executivo com a patente de Sakamoto, mas o que faria a Sony deixar de lado a oportunidade de apresentar um novo console na principal feira de games do mundo? O fato dessas grandes feiras não serem mais tão relevantes? Os fabricantes quererem atrair todos os holofotes para si, com um evento exclusivo? Ou dedicar a E3 2013 para se aprofundar nos jogos e na capacidade gráfica que esse novo console pode mostrar? Muitas perguntas, mas como janeiro já está acabando, elas não devem tardar muito em ser respondidas.

Clique aqui para ler a entrevista completa (em espanhol).