A Sony parece estar totalmente decidida sobre como será a sua nova tendência no mercado de smartphones, com uma nova estratégia que já vinha sendo antecipada por diferentes rumores em diferentes locais do mundo. E o que torna a notícia mais séria é que ela vem da boca de ninguém menos que Kazuo Hirai, CEO da Sony. Em uma entrevista, o executivo afirmou, com todas as letras, que sua empresa vai abandonar a fabricação e desenvolvimento de smartphones de entrada da linha Xperia, para centrar seus esforços exclusivamente nos modelos de lina média-alta e, obviamente, os modelos top da linha Xperia.

Não chega a ser uma surpresa a decisão do executivo da Sony, levando em conta que o mesmo Hirai foi, em um passado recente, presidente da Sony Computer Entertainment, que foi o que fez ele alcançar a presidência geral da empresa. Hirai é um dos principais responsáveis pelo sucesso do Projeto PlayStation, e como CEO da Sony, ele começou a tomar decisões arriscadas e realizar mudanças radicais na estrutura da empresa. E isso parece estar dando resultados.

Com a decisão de abandonar os modelos de entrada da linha Xperia, Hirai busca um único objetivo: fazer do Xperia uma marca de renome e reconhecida, com recursos e especificações que sejam reconhecidas pelo consumidor como o sinônimo de o que há de melhor no mundo da mobilidade.

Com apenas um ano de lançamento da linha Sony Xperia, com a primeira geração de smartphones da Sony (depois do fim da marca Sony Ericsson), vimos nascer smartphones de qualidade, como o Sony Xperia S, mas também modelos de entrada, com especificações simples, como o Sony Xperia U. Kaz Hirai deseja abandonar o mercado de consumo de massa, e se focar em posicionar a marca Xperia entre os melhores. Palavras do próprio Hirai:

“A marca Sony Xperia não mais incursionará no setor de consumo de massa. Nossos planos para o futuro vão para a direção única da zona superior do mercado. Precisamos ter produtos que surpreendam as pessoas, e que façam as mesmas sentir emoções”.

Impossível não pensar no iPhone da Apple ou no Galaxy S da Samsung ao ler essas palavras. Afinal de contas, esses são smartphones que estão sempre na mente de qualquer pessoa que deseja um excelente smartphone. Que o digam os seus respectivos fãs. E esse é o objetivo de Hirai com essa decisão: levar o Xperia ao status de “desejável”, e ao mostrar modelos como o Sony Xperia Z, ele começa a alcançar essa meta.

Em poucas palavras, não podemos nos esquecer que certamente vamos ver modelos de entrada da linha Xperia na próxima Mobile World Congress 2013 em Barcelona, mas deve ser uma das últimas vezes que os acessíveis terão vez na Sony.

Via XperiaBlog