Durante o primeiro dia da IFA 2012, a Sony apresentou uma gigantesca TV de 84 polegadas da linha Bravia, com o nome de XBR-84X900. Esta TV e uma das primeiras a contar com a resolução 4K, de 4.096 pixels horizontais x 2.160 pixels verticais. Traduzindo: aproximadamente 4 vezes mais densidade de pixels que as atuais telas em Full HD (1080p), e como você bem sabe, quanto maior a densidade de pixels, maior é a resolução da tela.

A resolução 4K é utiliza hoje para gravar os filmes de Hollywood, o que significa que veremos nessas telas os filmes em seu formato orignal (hoje, as TVs Full HD 1080p exibem versões reduzidas do conteúdo gravado).

A Sony Bravia XBR-84X900 possui a capacidade de fazer o upscalling de imagens ou vídeos com resolução menor (segundo informa o CEO da Sony, Kazuo Hirai), e isso, sem perda de resolução, tal como acontece com a tecnologia atual. Seu custo de mercado é de US$ 25 mil, ou seja, longe dos meus, dos seus, e dos olhos da maioria de nós, meros mortais, mas fique tranquilo. Segundo a Sony, essa tecnologia estará acessível para a maioria no ano de 2017.

Ainda existem rumores que apontam que essa nova tecnologia 4K que a Sony está oferecendo nas suas TVs está relacionada indiretamente a outro produto da empresa, o PlayStation 4 (ou novo PlayStation), que deve suportar a nova resolução. Além disso, a própria Sony já possui Blu-ray players que suportam o 4K no mercado com preço inferior a US$ 200.

Via Gizmologia