Ficar sintonizado com o consumidor final. Esse é o objetivo da Sony Brasil com os novos lançamentos na Photoimage Brazil 2012. Durante a coletiva de imprensa da empresa no evento, eles enfatizaram inicialmente que o objetivo da empresa é se focar no design e na qualidade dos produtos de fotografia, e sempre procurando atender as necessidades da maioria dos usuários.

No início da coletiva, Pedro Meyer, fotógrafo profissional, sobe ao palco para falar um pouco sobre fotografia. Destacou que, com a popularização das redes sociais, todos nós viramos “fotógrafos em potencial”, e que fotografar a si mesmo está se tornando algo cada vez mais importante para as pessoas, além de registrar o mundo ao seu redor. Destacou também que, por consequência, houve um aumento considerável no número de fotos publicadas, e que no último ano, foram publicadas mais fotos no mundo do que nos últimos sete anos combinados.

Meyer também destacou os benefícios das câmeras Sony no seu trabalho de fotografia, destacando a grande gama de recursos com uma câmera relativamente simples. Apresentou exemplos de fotos pós produzidas para impressão, e que tanto o processo de produção das imagens como o resultado final ficam melhores para uma impressão em grandes proporções.

A atriz Fernanda Souza estava presente no evento para falar sobre sua experiência com o principal lançamento da empresa, a NEX-F3, falando da praticidade do produto e de sua grande gama de recursos que podem ser utilizados de forma plena até mesmo para fotógrafos menos experientes.

Falando um pouco mais sobre a NEX-F3, ela chega como a sucessora imediata do lançamento da Sony na Photoimage Brazil 2011, a NEX-C3. A câmera segue com sua proposta de ser uma compacta com lentes intercambiáveis, entregando fotos com uma qualidade de uma DSLR, mas com a metade do tamanho e peso de uma DSLR original.

Três mudanças básicas foram adotadas no novo modelo: flash integrado, tela de LCD em 180 graus e recurso de Auto Enquadramento. Todas essas melhorias foram adotadas para tornar a vida do fotógrafo amador mais prática e prazerosa. Como foi indicado acima, as pessoas estão cada vez mais propensas a fotografar a sí e ao mundo, e com a vantagem de poder inserir elementos especiais de pós produção, como por exemplo a coloração em um único elemento, ou “películas” com elementos alternativos.

A Sony NEX-F3 possui 16.1 megapixels de resolução, processador de imagens BIONZ, que oferece um baixo nível de ruído mesmo em ambientes com baixa luminosidade, e grava vídeos em HD em MP4 (1280 x 720), e resolução 4:3 em VGA (640 x 480). Sua memória interna pode ser expandida para até 32 GB via slot para cartões Memory Stick PRO Duo, Memory Stick PRO-HD Duo, SD, SDHC e SDXC. Possui ainda 15 recursos diferenciados de efeitos visuais, além de opção de fotos panorâmicas em 3D.

Particularmente, é uma câmera muito parecida com a versão anterior, apresentada no ano passado. Suas melhorias tornam o modelo bem completo e interessante para os fotógrafos ocasionais, mas deve ser encarada como um investimento relativamente sério, por causa do seu preço sugerido. É um modelo que, no seu lançamento, chega R$ 100 mais barata que a NEX-C3. E se serve de consolo, com essa diferença de preço, você pode comprar um cartão de memória para armazenar suas fotos e vídeos.

O preço sugerido para a NEX-F3 é de R$ 1.899,00, com uma lente Sony SEL 1855 no pacote de venda. Está disponível no mercado brasileiro em duas versões, nas cores preto e prata.