Um produto mais fino, com um novo design, e novas possibilidades. A Sony apresentou algumas atualizações em seus produtos na Tokyo Game Show 2012, e a principal delas é o lançamento oficial do novo PlayStation 3. A repaginação do seu console resulta em um produto mais compacto, e com duas opções de cores, para acompanhar o estilo e design dos gamers.

Além da mudança externa, que é mais visível aos olhos de todos, o novo PlayStation 3 também oferece mudanças na sua disposição de armazenamento, oferecendo três opções de compra para o consumidor. Seguindo a esteira já adotada a alguns anos pelo seu principal concorrente (o Xbox 360 da Microsoft), o console agora possui pelo menos uma opção de armazenamento “econômica”, com apenas 12 GB para o usuário salvar seus jogos e avanços. Além disso, as opções com 250 e 500 GB de armazenamento também estão disponíveis.

Outra mudança é essa opção do console em uma cor branca, que antes era mais vista em packs especiais, em momentos específicos e estratégicos para lançamento. Essa opção de cor na versão de 12 GB vai demorar um pouco mais a chegar no mercado, mas as demais versões estarão disponíveis antes do final desse mês, em alguns mercados internacionais. Além disso, Andrew House, CEO da Sony Computer Entertainment, afirma que o novo console é até 50% menor que o PS3 original, e 25% menor que o PlayStation 3 Slim.

O novo PlayStation 3, na versão de 250 GB com o jogo Uncharted 3: Drake’s Deception – Game of the Year Edition será lançada nos Estados Unidos no dia 25 de setembro, com preço sugerido de US$ 269,99. O modelo branco, na sua versão de 500 GB chega às lojas no dia 28 de setembro. Não há informações sobre quando vai acontecer o lançamento do novo console no Brasil. Abaixo, uma tabela com as especificações técnicas completas e mais fotos do produto.

ATUALIZADO em 19/09, 18h02:
Segue abaixo o comunicado oficial da assessoria de imprensa da Sony Brasil, sobre o lançamento do novo PlayStation 3.

São Paulo, 19 de setembro de 2012
– A Sony Brasil confirma o lançamento do novo modelo do console PlayStation 3, apresentado esta semana na Tokyo Game Show 2012. A versão que será comercializada no Brasil tem um novo design, é menor que a versão slim atual e possui 250 GB de armazenamento. A expectativa é de que o console esteja disponível no país a partir da primeira semana de outubro, simultaneamente com o resto do mundo.
 
No evento que ocorreu na capital do Japão, foram apresentadas mais duas versões além da que será vendida no Brasil: um modelo com capacidade de armazenamento de 500 GB e outro com 12GB de memória flash inicialmente voltado apenas para o mercado europeu.
 
O console virá na cor preta, e há previsão de uma versão branca, que estará disponível apenas no Japão em Novembro, sem data ainda para o resto do mundo. A possibilidade de jogar games feitos para o PlayStation 2 não ocorrerá neste novo modelo.
 
As especificações do novo console mantém o Bluetooth® 2.0, acesso à Ethernet ou Wi-fi, resoluções de tela 1080p, 1080i, 720p, 480p, 480i, 1 saída HDMI, 1 saída AV, 1 saída de áudio digital, leitor de Blu-ray, DVD e CD.  O peso é de aproximadamente 2,1 kg, largura é de 290 cm, altura de 60 cm e a profundidade de 230 cm. Além disso, na caixa do PlayStation 3 vem incluso 1 console, 1 controle Wi-fi (DUALSHOCK®3), 1 cabo de energia, 1 cabo AV e um cabo USB.
 
Carlos Paschoal, Gerente Geral de Comunicação e Marketing da Sony Brasil, diz que a empresa investe cada vez mais no país. “O lançamento desse novo modelo do PlayStation 3, praticamente simultâneo com o resto do mundo, mostra que o Brasil é um  mercado foco e que estamos investindo cada vez mais no país”, concluiu.
 
“Graças a uma reformulação completa da arquitetura interna, o volume e o peso do novo PS3 foram reduzidos em mais da metade em comparação com o primeiro modelo e por 25% e 20%, respectivamente, em comparação com o PS3 atual. Ao adotar uma entrada deslizante do disco, o novo PS3 continua com o design curvado e elegante, já característico”, comenta Glauco Rozner, Gerente Geral de PlayStation no Brasil.
 
Desde o lançamento do PS3 em novembro de 2006, já foram lançados mais de 3.300 títulos para a plataforma e estão disponíveis em todo o mundo mais de 4.100 jogos para download na PSN Store (incluindo clássicos do PS One e PS2). Para ampliar essa linha extensa de games, novos títulos serão lançados pelas produtoras parceiras, pela SCE Worldwide Studios, títulos como Assassin’s Creed III (Ubisoft Entertainment.), Call of Duty Black Ops 2 (Activision Publishing, Inc.), Madden NFL 13(Electronic Arts Inc.), PlayStation® All-Stars Battle Royale, LittleBigPlanet Karting, God of War: Ascension (Sony Computer Entertainment), entre outros.
 
A SCE (Sony Computer Entertainment) vai acelerar ainda mais a expansão da plataforma do PS3 que está no seu sétimo ano de vida, liberando continuamente uma vasta biblioteca de títulos excitantes e atraentes e oferecendo aos usuários escolhas entre uma variedade de modelos de hardware.
 
Aproveitando o anúncio do novo modelo de console, a Sony Brasil também noticia que a partir da semana que vem, próximo ao dia das crianças, haverá uma significativa redução do preço de mais de 20 dos títulos exclusivos da marca. Alguns games extremamente famosos e líderes de venda em suas categorias, como Uncharted 3, GT5 XL e Killzone 3, entre outros, passam a custar ao consumidor final apenas R$ 99,00, o que significa um desconto superior a 30%, dependendo do jogo.

Via Sony