sony-4k-tv-xl

No mesmo evento em que a Sony anunciou a chegada dos smartphones Xperia L e Xperia SP (clique aqui para ler), a fabricante japonesa também anunciou a chegada no Brasil das TVs com tecnologia 4K para o mês de julho de 2013. Os modelos já estão em produção no Brasil.

Apesar da carência de produções nacionais em 4K, executivos da Sony afirmam que novas produções (principalmente no cinema) já estão sendo produzidos nessa resolução, e utilizando as câmeras F65 da Sony para isso. Luís Padilha, diretor de marketing e vendas para a área profissional da Sony Brasil, afirmou que as captações das imagens dos desfiles do Carnaval 2013 pela Rede Globo foram feitas com as câmeras 4K da empresa, assim como o longa-metragem “O Tempo e o Vento”, dirigido por Jayme Monjardim.

A Copa das Confederações da FIFA também será captada em 4K. Para isso, a Sony está importando uma unidade móvel de produção de Londres, que é equipada com cinco câmeras F55. Os testes de transmissão nessa nova resolução acontecerão no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG), durante os três jogos da competição que serão realizados por lá. Convidados especiais poderão ver essa transmissão em tempo real, através de TVs 4K instaladas ao redor do estádio.

A expectativa da Sony é que alguns canais de TV por assinatura transmitam jogos em 4K, ou que até mesmo a TV aberta possa transmitir alguns jogos, se Brasília assim autorizar. Apesar de Luís Padilha não citar nomes, entendo que quem está mais próximo de fazer essa transmissão em 4K da Copa do Mundo é a Rede Globo, justamente pela citação do próprio Padilha sobre os testes feitos nos desfiles de carnaval.

Via EXAME