sol

Nos dias de hoje, o item “autonomia de bateria” se tornou fator essencial na compra de um dispositivo. Ao mesmo tempo, é um dos nossos piores inimigos na vida de geek. Por causa disso, muitos fabricantes estudam diferentes alternativas para solucionar esse problema. Uma dessas soluções é o notebook Sol, que funciona com o sistema operacional Ubuntu, e que possui a peculiaridade de aproveitar a energia solar para alimentar a sua bateria.

O Sol foi desenvolvido com o objetivo de ser utilizado em áreas militares, educacionais e em países em desenvolvimento. Nessas situações, o acesso à eletricidade nem sempre está garantido (em áreas educacionais sim, mas mesmo assim, nas atividades externas escolares, você não tem tomadas tão à seu dispor, certo?). Talvez o seu design não agrade a todos, mas o que realmente importa aqui é a sua funcionalidade.

Segundo indica o fabricante, o Sol (notebook) pode funcionar contando apenas com a energia emanada do sol (o astro-rei), sempre que os seus painéis de captação de energia estejam disponíveis. A sua bateria pode ser recarregada em menos de duas horas, e oferecer uma autonomia de uso que pode variar entre 8 e 10 horas, dependendo da atividade do usuário.

sol-ubuntu.jpg.pagespeed.ce.nf7CTN5xcL

Os números relacionados ao funcionamento do produto parecem incríveis. E realmente são. Mas isso só é possível por causa de suas características técnicas. Mesmo sem maiores dados oficiais, o Sol pode contar com um disco rígido de 250 GB de armazenamento, e 2 GB de RAM, além do sistema operacional Ubuntu. Além disso, o Sol possui conectividade WiFi e tela HD.

O primeiro país a receber o Sol será Gana, e o seu preço sugerido é de apenas US$ 300.

Via OMG! Ubuntu, Sol