Não pense que, por causa de todas as notícias vindas da IFA 2010, ou por causa das novidades da Apple, que nos esquecemos do anúncio do webOS, principalmente quando eles mencionam uma nova versão do seu atraente sistema operacional. O SDK do webOS 2.0 já está sendo distribuído entre alguns desenvolvedores, em uma espécie de “modo beta” (ainda que não tenha sido chamado desta forma), por causa do seu acesso limitado.

Entre as novidades, está a organização por “stacks” (pilhas de cartões), com o qual se formam grupos, de acordo com o seu contexto. Por exemplo, você abre um anexo em um e-mail, e o multitarefa abre um aplicativo diferente, você pode voltar ao e-mail com o anexo aberto em um navegador, como um conjunto de trabalho. Também temos a nova funcionalidade “Just Type”, que é uma busca global, mas com API, que permitirá aos desenvolvedores oferecerem suas próprias máquinas de busca, ou que simplesmente atualizem várias mídias (e-mail, SMS, IM, redes sociais, etc) sem precisar abrir um aplicativo.

Por meio do sistema Exhibition, os programadores poderão aproveitar a integração dos telefones com o carregador Touchstone, e assim, mini aplicativos poderão aparecer na tela, enquanto o celular recarrega suas baterias. Melhoras na Synergy permitirão que os desenvolvedores integrem seu software com suas ações disponíveis, fazendo que a transferência de informação entre aplicativos seja fluída e sem interrupções.

Por último, fala-se em melhorias no rendimento do HTML5, com opções de armazenamento local, suporte para geo localização, e melhor integração com JavaScript, graças ao ambiente node.js. Enfim, as novidades são muitas, logo, cabe a nós esperar pacientemente para que a HP coloque o novo sistema operacional no mercado.

Fonte