nokia-microsoft

De acordo com um material interno da Microsoft vazado pelo @evleaks, podemos esperar que, em algum momento de 2014 ou em 2015, os dispositivos Lumia deixarão de contar com a marca Nokia nas suas denominações.

Sendo mais claro: se os documentos forem reais, a Microsoft vai remover a marca Nokia em novos produtos, aplicativos ou serviços futuros, não nos já existentes. A pergunta que fica é: quando isso vai começar a acontecer de fato.

Não ocorreu com o último lançamento (Lumia 930), que chegou ao mercado pelas mãos da Microsoft, mas ainda mantém a marca Nokia. Não dá para imaginar que isso vai acontecer a médio prazo, e pode ser que a estratégia só seja adotada a partir do ano que vem, com a chegada dos novos modelos top de linha.

Até agora, o que se entendia é que a Microsoft poderia usar a marca Nokia com fins comerciais nos dispositivos Lumia durante 18 meses (ou até 31 de dezembro de 2015 com o Nokia X, e 10 anos para os demais), mas parece que a transição deve ser antecipada, ou ao menos já é preparada internamente.

Outros detalhes que devem ir mudando na imagem corporativa está relacionada com a tipografia, com a mudança do Nokia Pure para o Microsoft Segoe. O que também deve ser aposentado é o Nokia Tune, que é uma assinatura muito forte dos finlandeses, e que deve ser removido dos futuros lançamentos assinados pela Microsoft.

Um último detalhe curioso: o departamento de dispositivos e serviços que a Microsoft adquiriu (Nokia Devices and Services Business) deve ser chamado de forma abreviada, algo como NDSB.

650_1000_microkia 2-3

Via @evleaks