smartphones

O setor de smartphones é hoje o mais concorrido do mercado de tecnologia. Há uma grande quantidade de modelos, preços e componentes diversos, e na hora de escolher sempre aparecem dúvidas que nem sempre somos capazes de resolver.

Nesse post, queremos dar dicas sobre as especificações mínimas que um smartphone deve ter para oferecer uma boa experiência de uso, dentro dos três principais sistemas operacionais: Android, iOS e Windows Phone. Escolhemos os três sistemas operacionais mais diferentes, inclusive nos níveis de otimização. Ou seja, o que basta para o Windows Phone pode não ser o suficiente para o Android, por exemplo. Sem falar que são as três plataformas mais importantes do mercado.

Antes de começar, duas breves considerações: 1) não vamos criar complicações desnecessárias, já que esse post precisa ser útil principalmente para os menos experientes; 2) quando falamos de boa experiência, falamos de um uso satisfatório do smartphone em todas as frentes, e não apenas algo aceitável.

 

Android

Android1

O Android é o menos otimizado dos três, e por depender muito da RAM do smartphone, algo inerente ao seu próprio desenvolvimento. Isso tem uma importante consequência: os dispositivos que não contam com um mínimo de memória oferecem atrasos e um baixo nível de desempenho, algo que pode resultar em interrupções repentinas e reinicializações.

Para uma boa experiência de uso, indo de navegação web até jogos, é recomendável ter um smartphone com as seguintes especificações mínimas:

– processador quad-core (Cortex-A7 ou Cortex-A53, de preferência esse último por ser de 64 bits)
– GPU Adreno 305 ou similar
– 2 GB de RAM
– 8 GB ou 16 GB de armazenamento com slot microSD (32 GB sem slot)

Esse é o mínimo para um bom nível de fluidez no Android, além de ser o suficiente para rodar a maioria dos jogos atuais, com a garantia que vai sobreviver bem com o passar do tempo. Sobre a capacidade de armazenamento, leve em conta o que já foi dito: falamos de uma boa experiência, não de algo aceitável.

 

Windows Phone

Windows-Phone

O sistema operacional móvel da Microsoft é muito bem otimizado, mas a maioria das pessoas não sabem disso. Ele pode funcionar em praticamente qualquer tipo de dispositivo, inclusive os de entrada, oferecendo uma boa experiência de uso em interface e navegação dos menus e opções do sistema operacional, mas como queremos algo que vá um pouco além disso, concluímos que um dispositivo com Windows Phone deve cumprir com esses requisitos mínimos:

– processador quad-core (Cortex-A7 ou Cortex-A53, de preferência esse último por ser de 64 bits)
– GPU Adreno 305 ou similar
– 1 GB de RAM
– 8 GB ou 16 GB de armazenamento com slot microSD (32 GB sem slot)

Tudo o que foi dito no item anterior é aplicável nesse, com a diferença que aqui 1 GB de RAM é mais que suficiente nesse caso. Até mesmo no futuro da plataforma isso vai bastar, já que o Windows 10 Mobile já demonstrou funcionar muito bem inclusive em modelos com 512 MB de RAM.

O motivo? Simples: O Windows Phone é mais otimizado, trabalhando de forma diferente do Android.

 

iOS

iOS

Ainda é possível obter uma boa experiência de uso com modelos mais antigos do iPhone, mesmo com o iOS 9. Para ter essa boa experiência, é preciso que o seu smartphone da Apple cumpra com as seguintes configurações:

– processador dual-core de 64 bits
– GPU PowerVR G6430
– 1 GB de RAM
– 32 GB de armazenamento.

Dito isso, descarte os modelos iPhone 5 e iPhone 5c e vá direto para o iPhone 5s como opção mais baixa recomendável no momento, caso você deseja comprar um smartphone da Apple e aspira ter uma boa experiência de uso.

Uma vez que a Apple não oferece slot para microSD nos seus smartphones, também é recomendado que você NÃO compre modelos com apenas 16 GB de armazenamento para alcançar uma boa e completa experiência de isso, ainda que nos itens anteriores a gente tenha afirmado que é possível ter uma experiência aceitável com os modelos base, mesmo implicando em um trabalho extra em cópias de segurança mais frequentes, por exemplo.

 

Notas finais e exemplos práticos

Fomos bem claros, mas para colocar um ponto final na questão, deixamos alguns exemplos de modelos que podem atender essa proposta de relação custo-benefício (nesse momento):

Android: Meizu M2 Note (processador octa-core de 64 bits, 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento – expansíveis via microSD 128 GB).

iOS: iPhone 5s (processador dual-core de 64 bits, 1 GB de RAM e 32 GB de armazenamento)

Windows Phone: Lumia 640 (processador quad-core, 1 GB de RAM e 8 GB de armazenamento – expansíveis a 128 GB)