Depois de ser visto nos corredores da própria CES 2013, ficou muito óbvio qual seria um dos principais lançamentos da Sony de hoje. E agora, ele é oficial. O Xperia Z está oficialmente apresentado no evento de Las Vegas, e chega com uma interessante tabela de especificações técnicas.

Começamos por sua tela de 5 polegadas com Reality Display e resolução de 1080p, que oferece uma densidade de 443 píxels por polegada. Essa tela ainda conta com a atualizada tecnologia Bravia Mobile Engine 2 da Sony, que promete melhorar o brilho e o contraste na hora de visualizar os vídeos.

Com design bem retangular, o smartphone ainda inclui uma câmera frontal com sensor Exmor R de 2 megapixels, e uma câmera traseira, com sensor Exmor RS, de 13 megapixels, que conta com redução de ruído, sendo assim capaz de capturar vídeos em HDR. Além disso, o Sony Xperia Z ainda conta com um processador quad-core Qualcomm Snapdragon S4 Pro de 1.5 GHz, 2 GB de RAM, 16 GB de armazenamento (expansíveis via slot para cartões microSD), suporte para redes LTE, certificações IP55 e IP57 (sendo portanto resistente à água e poeira), e conta com NFC integrado, podendo se comunicar com outros equipamentos, incluindo os dispositivos com essa tecnologia que a Sony está apresentando na feira.

Em termos de software, também encontramos propostas interessantes por parte da Sony. O Xperia Z conta com Android 4.1 Jelly Bean (com atualização para a versão 4.2 já prometida pela Sony), além de contar com o modo STAMINA de bateria, que promete prolongar a autonomia de uso do smartphone no modo standby em até quatro vezes (segundo sua tabela de especificações, esse smartphone conta com uma bateria de 2.330 mAh). Para isso acontecer, o smartphone é capaz de gerenciar e encerrar automaticamente os aplicativos quando a tela está desligada, mas você sempre pode escolher quais aplicativos você quer seguir mantendo em funcionamento em segundo plano.

O smartphone deve ser lançado em todo o planeta (sem datas confirmadas para cada continente) ainda nesse primeiro trimestre de 2013. Seu preço não foi revelado.

Via Engadget