A Nokia anunciou oficialmente a chegada de mais um smartphone, e dessa vez, parece que eles vieram pra pegar pesado. O previamente especulado Nokia N8 é apresentado com uma proposta de ser um produto completo e definitivo, com tela sensível ao toque multitouch e capacitiva, que responde de forma rápida não só ao toque, mas ao calor do corpo. Além disso, o aparelho conta com câmera de 12 MP e diversos recursos de gestão de funções e aplicativos.

Vamos começar pela câmera, que conta com lente Carl Zeiss e flash Xenon, o que já garante uma ótima qualidade de fotos (levando-se em conta que estamos falando de um smartphone, certo?), prometendo uma qualidade de fotos comparável a das câmeras fotográficas que temos hoje. Ela grava vídeos em alta resolução, com recursos de edição no próprio aparelho, e quando conectada a um Home Theater, o Nokia N8 tem a capacidade de exibir vídeos com Dolby Digital Plus surround. Além disso, o produto conta com serviço de TV na Web, onde o usuário poderá ver notícias e entretenimento de canais como Paramout e National Geographic (não fica claro se este conteúdo estará disponível no Brasil). Conteúdos locais estarão disponíveis para download na Ovi Loja.

É um aparelho que também é voltado para redes sociais, facilitando a vida do usuário nas atividades de atualizar seus status nas redes como Twitter e Facebook, compartilhar localizações e fotos, fazendo com que tudo seja acessado pela tela inicial do aparelho. Calendários públicos em redes sociais também podem ser sincronizados com o calendário do aparelho, unificando eventos. Além disso, o Nokia N8 vem com GPS e Ovi Mapas, oferecendo ao usuário navegação gratuita para motoristas e pedestres com mapas de mais de 70 países, com orientação por voz.

Um dos grandes destaques deste novo smartphone é o seu sistema operacional, o novíssimo Symbian^3, que agora suporta o multitouch e capacidade de controle por gestos, como pinçar a tela para aproximar ou afastar a imagem. Além disso, o Nokia N8 traz várias telas iniciais, que podem ser trocadas conforme o desejo e necessidade do usuário, permitindo também a customização de diversos widgets, aplicativos ou atalhos. Os novos gráficos em 2D e 3D aproveitam o máximo do acelerador e hardware do smartphone, oferecendo uma interface mais rápida e com resposta bem intuitiva. O Symbian^3 promete elevar o patamar de multitarefas, contando com um gerenciador de memória optimizado, permitindo que mais aplicativos sejam rodados ao mesmo tempo, oferecendo uma experiência cada vez mais próxima do que encontramos em nossos desktops e notebooks.

Por fim, vale aqui dizer que o Nokia N8 é o primeiro aparelho da Nokia que vem com o Qt integrado, que é um novo ambiente para desenvolvimento de software (que o TargetHD.net teve a chance de ver um pouco mais de perto durante a Bossa Conference 2010). O Qt simplifica o trabalho do desenvolvedor, oferecendo a possibilidade de se criar aplicativos Symbian e outras plataformas de forma bem mais fácil. A Nokia também oferece o Nokia Qt SDK, em versão beta, para que os usuários possam testar a plataforma e, caso se interessem, podem adquirir a versão completa e desenvolver aplicativos para o aparelho.

O produto estará disponível nos principais mercados ao redor do mundo no segundo semestre de 2010.

Fonte