O SMACH Z é um projeto de console portátil x86 que apareceu no Kickstarter, e que está ganhando corpo aos poucos. Seu diferencial é contar com um processador AMD Ryzen quad-core, trabalhando com GPU Radeon RX Vega.

São dois modelos, o standard e o Pro. As diferenças entre ambos estão na quantidade de RAM, armazenamento e câmera integrada. O chip da AMD presente no console é o V1605B, versão do Ryzen 3 2200G, com GPU Vega 8 com 512 shaders.

Para evitar problemas com temperatura, o processador trabalha com frequências entre 2 GHz e 3.6 GHz, com a GPU com clock máximo de 1.1 GHz. Leve em consideração que o modelo não possui memória dedicada, recorrendo à RAM para utilizar uma quantidade da mesma como VRAM.

 

 

Descarte a possibilidade de jogar os games atuais com o modelo de 4 GB, e se conforme com os jogos da geração passada ou da era de transição (que chegaram para o Xbox 360/PS3 e Xbox One/PS4).

O vídeo no final do post mostra alguns testes de desempenho do SMACH Z, cuja campanha de crowdfunding está disponível há vários dias. A má notícia é que seus preços são muito inflacionados.

 

 

 

Via Videocardz