TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Seis dicas da OpenAI para obter respostas mais precisas no ChatGPT | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Seis dicas da OpenAI para obter respostas mais precisas no ChatGPT

Seis dicas da OpenAI para obter respostas mais precisas no ChatGPT

Compartilhe

Passamos os últimos 12 meses utilizando o ChatGPT da OpenAI para buscar receitas para aproveitar os restos mortais da nossa geladeira, gerar textos para blogs ou montar tabelas traduzidas para o nosso relatório mensal.

Ao longo desse tempo, um dos grandes mistérios da humanidade foi compreender qual era o melhor método para se obter as melhores respostas com esse chatbot. Ou melhor, como deveríamos interagir com ele para alcançar resultados melhores.

E diante de algumas sandices que apareceram na internet (que vão de oferecer propina a afirmar que avós morreriam em caso de erro), a OpenAI compartilhou seis dicas preciosas para obter melhores respostas com o ChatGPT.

 

Escreva instruções claras

Ao interagir com o ChatGPT, é fundamental fornecer instruções claras sobre o formato desejado das respostas. Quanto mais preciso no seu pedido, maiores são as chances de obter a resposta que você deseja.

Você pode solicitar respostas mais curtas, determinar uma extensão específica e até mesmo orientar o modelo a adotar um papel específico ou fornecer passos a seguir.

O cuidado na transmissão das instruções pode ser a diferença entre receber o texto correto ou a receita de miojo que você não pediu.

 

Proporcione textos de referência

Evite respostas falsas incentivando a utilização de textos de referência.

Ao fornecer informações específicas de um texto concreto, você aumenta a precisão das respostas do ChatGPT. Isso serve como uma salvaguarda contra respostas inventadas que, apesar de plausíveis, podem carecer de autenticidade.

A sugestão de citar trechos específicos de um texto (ou o texto completo) para reforçar as respostas é uma prática recomendada.

 

Dividir as tarefas complexas para conquistar

Adote a estratégia de dividir tarefas complexas em subtarefas mais simples ao trabalhar com o ChatGPT.

Semelhante à abordagem de programação de “dividir para conquistar”, essa tática reduz a taxa de erros em tarefas mais complexas.

Defina um fluxo de trabalho com tarefas mais simples, utilize resultados de uma etapa como entrada para outra, e destaque instruções e objetivos relevantes para uma compreensão mais eficaz.

 

Dê tempo para ele pensar

Assim como resolver um cálculo mental não trivial demanda tempo para qualquer ser humano (incluindo o mais inteligente do mundo), o ChatGPT também se beneficia de um período mais para ponderar e raciocinar.

Sugerir uma cadeia de pensamentos, encorajar o modelo a não se apressar na conclusão e monitorar o processo de raciocínio através de um monólogo interno são estratégias eficientes para obter respostas mais confiáveis e bem fundamentadas.

 

Recorra a ferramentas externas

Para compensar as possíveis limitações do ChatGPT em certas áreas, aproveite o suporte de ferramentas externas.

Ao utilizar softwares específicos como motores de execução de código, é possível melhorar a eficácia do modelo. Nesse contexto, dar acesso à funções específicas e APIs externas pode ser benéfico, dotando o ChatGPT de recursos adicionais para aprimorar seu desempenho.

 

Teste o impacto das mudanças

Aprimorar o desempenho do ChatGPT é uma tarefa facilitada pela capacidade de avaliar seus resultados.

Ao medir o impacto de mudanças como as alterações no prompt, é possível otimizar o desempenho do modelo. Avaliar os resultados usando respostas padrão como referência é uma prática importante para ajustar a interação com o ChatGPT e alcançar resultados desejados.


Compartilhe