minha-conexao

Para auxiliar os usuários da internet banda larga fixa, o site MinhaConexão acaba de lançar um serviço gratuito que mapeia a velocidade dos provedores em todo o país. Com fácil acesso, basta um clique no mapa – na cidade em que o internauta está – para saber os provedores disponíveis e a velocidade média de cada um.

Segundo o engenheiro Valdiney Pimenta, um dos desenvolvedores da nova ferramenta, em cada cidade são apresentados os provedores que estejam, no mínimo, em 1% dos lares. A velocidade calculada para cada provedor é a média dos resultados dos testes feitos mensalmente. São mais de 6 milhões de testes todos os meses, realizados em todas as cidades do país.

São Paulo é apontada como a Capital com internet mais rápida, seguida de Curitiba e Rio de Janeiro. Já entre as cidades menores, São Caetano do Sul, Valinhos e Santo André aparecem nas primeiras posições.

O sistema mostra tanto uma visão geral da internet no Brasil como fornece detalhes de cada região e de cada cidade, possibilitando ao usuário comparar sua velocidade com a média de sua região, ou verificar a velocidade dos provedores disponíveis em suas cidades antes de contratar o serviço.

O serviço é um novo recurso disponibilizado pelo site MinhaConexão, criado em 2006, que disponibiliza um velocímetro para que os internautas possam testar a velocidade da conexão de seus equipamentos e registrar os resultados. Ao registrar os testes, usuários com um serviço de qualidade abaixo da contratada, podem cobrar pelo serviço prestado. Agora o site passa também a oferecer o ranking de velocidade dos provedores em todo o país.

Segundo dados Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o Brasil possui aproximadamente 24,43 milhões de pontos de acesso a internet de banda larga fixa. A região sudeste tem o maior número de pontos de instalação, com mais de 14,4 milhões domicílios.

Para conhecer o MinhaConexão, acesse: minhaconexao.com.br/ranking.