showtime

Os sites do canal Showtime e da rede de TV CBS contavam com um código dedicado a usar os recursos dos computadores dos internautas para minerar Monero, o que provocava um aumentou de pelo menos 60% no consumo dos recursos do processador do equipamentos afetados.

O código é o da Coinhive, o mesmo encontrado no The Pirate Bay. A empresa oferece os programas aos interessads que querem inserir esse código de mineração em seus sites.

Por enquanto, não se sabe quem foi o responsável por inserir tal código no site, mas é pouco provável que seja o próprio canal Showtime que tenha feito isso. Afinal de contas, os usuários pagam para ver o conteúdo do canal.

 

 

A escolha da cripto moeda Monero (1 XMR = US$ 93) é interessante. A principal vantagem aqui é o anonimato das transações.

Muitos acreditam que, nesse caso, algum hacker integrou o código nos dois sites para rentabilizar, sem que ninguém percebesse, e tudo indica que o Shwotime foi mais uma vítima de um ciberataque.

Já os usuários e as empresas afetadas podem ficar atentas a esse comportamento: se o seu PC ou notebook ficar mais lento, ou se um determinado site tem um tempo de resposta mais longo, pode ser um indício de que este site está minerando moedas virtuais.

 

Via The Register