A empresa de pesquisas de mercado Flurry Analytics publicou um estudo que mostra o notável crescimento dos dois principais sistemas operacionais móveis do mercado, o iOS e o Android.

Na década de 1990, quando a internet praticamente nasceu para o mundo, a adoção da web aconteceu de forma relativamente rápida, mas números recentes mostram que o uso dos smartphones, particularmente com os sistemas da Apple e do Google, aconteceu em uma velocidade assustadora. Para se ter uma ideia, se levarmos em conta que a adoção dos PCs na década de 1980 foi rápida, e que o crescimento da web na década de 1990 foi ainda mais rápida, o estudo da Flurry mostra que a adoção dos smartphoens acontece, pelo menos, dez vezes mais rápida que os fenômenos tecnológicos anteriores.

Em julho de 2012, a Flurry estimou que mais de 640 milhões de smartphones com os sistemas iOS e Android estavam em uso entre os consumidores. Na China, que é um dos mercados que crescem mais rápido ao redor do planeta, o iOS e o Android cresceram, juntos, mais de 400% no último ano.

Enquanto que o iOS se mantém estável no segundo lugar, o Android possui uma liderança esmagadora, registrando no segundo trimestre de 2012 a incrível marca de 68.1% do mercado mundial de smartphones. E ter a maioria é um ótimo negócio, principalmente quando o segundo colocado quer destruir você (se é que você me entende). Enquanto a Apple se prepara para lançar o novo iPhone, os especialistas acreditam que, com a chegada do novo modelo da Apple, o iOS deve ter um bom crescimento no mercado em todo o planeta, o que pode fazer com que o sistema desconte um pouco essa diferença para o Android.

É comum que, no lançamento de uma nova versão do iOS, a grande maioria dos proprietários de smartphones da Apple atualizem o software de seus dispositivos atuais, e boa parte acaba trocando o seu velho iPhone pelo novo modelo. Já no caso do Android, quando uma nova versão é lançada, pouquíssimas pessoas conseguem atualizar para uma nova versão. Além disso, as atualizações do Android não são compatíveis com todos os dispositivos presentes no mercado, enqunato que o iOS é compatível com a maioria dos smartphones, e isso, na mesma noite em que ele é oficialmente apresentado.

Uma coisa que temos que ter em mente é que, tanto o iOS como o Android são dois gigantes dentro do mercado mobile, e o crescimento das duas plataformas é a melhor prova disso. Apple e Google devem seguir com esse crescimento rápido por mais algum tempo, e o sucesso dos dois fabricantes não deve mudar tão cedo. Os números provam isso.

Via IntoMobile