A sismologia do futebol. Isso existe. É quando a torcida comemora um gol com tanta intensidade, que a Terra chega a tremer. O conceito é levado a sério por algumas pessoas, que desenvolveram um curioso estudo.

Os cientistas instalaram um sismógrafo próximo ao Camp Nou em Barcelona (Espanha), que detecta as vibrações a cada vez que se comemora um gol. O dispositivo está a 500 metros do estádio, no sótão do instituto, que estuda os movimentos que a torcida produz.

Durante a partida Barcelona vs Paris Saint-Germain pela UEFA Champions League da temporada 2016-2017, mediu-se a intensidade dos gols feitos por Lionel Messi.

 

 

A cada comemoração, a energia se distribui através da faixa de 1-10 Hz, enquanto que em um concerto de rock, as estruturas harmônicas se faz presente, com a energia em amplitudes precisas, algo típico de pessoas que estão dançando no mesmo ritmo, e não pulando aleatoriamente.

O estádio vibra de forma impressionante a cada comemoração de gol, e tais estudos começam a ter interessantes aplicações. Pode até ter começado como uma diversão, mas os aspectos científicos são explorados.

Um deles está em descobrir como as estruturas e prédios vibram pelos movimentos diferentes das pessoas.

 

Via BBC