siri

Para muitos, o Siri e bem útil no dia a dia. Para outros tantos, o assistente pessoal da Apple tem papel secundário. Fato é que a domótica e a integração com as principais plataformas móveis deu uma sobrevida a esse tipo de software, já que podemos controlar diferentes elementos da casa mediante comandos de voz.

É um novo mundo cheio de possibilidades e comodidade, mas que também representa riscos importantes. Um usuário do Reddit explicou que tinha em casa um sistema de abertura de portas inteligente, baseado em um August Smart Lock e no Siri, apoiado por um HomeKit em um iPadPro para gerenciar o conjunto.

Até aqui, tudo normal.

 

Porém…

O problema é que um vizinho foi na sua casa para pedir farinha, e conseguiu fazer com que a Siri abrisse a porta da casa para ele ao gritar a frase: “Hey, Siri, abra a porta da frente”, coisa que fez com suficiente intensidade para ativar o iPad Pro que estava na sala.

A notícia é um claro exemplo de que, ainda que a domótica seja algo muito interessante e pode ser muito útil, também apresenta riscos claros, e que ainda é cedo para confiar cegamente nela, ao menos em coisas tão importantes como a abertura de portas.

Via Forbes