650_1000_sharp4k

Não vamos aqui julgar a utilidade de uma tela dessas em um dispositivo com uma tela com dimensões reduzidas. Mas vamos aos fatos: vários veículos de imprensa japoneses informam que a Sharp pode estar trabalhando em telas com resolução 4K real (4096 x 2160 pixles), onde em uma tela de 5.5 polegadas (por exemplo), a densidade dessa tela seria de 842 pixels por polegada.

As mesmas fontes também garantem que a Sharp vai iniciar a fabricação em massa dessas telas LCD 4K para smartphones em 2016, onde no início chegarão com tamanhos que variam entre 5 e 6 polegadas. Também antecipam que a fabricante japonesa vai melhorar a qualidade de imagem das atuais telas LTPS, aplicando uma capa adicional de silício policristalino, que deve melhorar a transparência da tela.

Alguns cientistas afirmam que o olho humano em perfeitas condições é capaz de discernir um máximo de 530 pixels por polegada. Dito isso, as telas QHD ainda fazem sentido em smartphones com mais de 5 polegadas, e muitos usuários veriam essas telas com bons olhos se elas não incindissem negativamente na autonomia de bateria.

Porém, uma tela 4K em um smartphone com tela de 6 polegadas é algo desnecessário. Na teoria, toda essa resolução não se reverte em melhorias visuais, e é pouco provável que em 2016 a tecnologia das baterias melhore o suficiente para oferecer autonomias realmente decentes para telas com tais características.

Via GSM Dome