fones de ouvido

 

Se você é daqueles que tampam a webcam do notebook e desligam o microfone para não ser espionado, saiba que seus fones de ouvido também podem ser utilizados para capturar som sem o seu consentimento.

Pesquisadores em segurança da Ben Gurion University (Israel) criaram um código de teste de conceito (ou um malware técnico), que transforma os fones de ouvido em microfones que capturam os sons dentro de uma sala.

Usar os fones de ouvido como microfone não é algo novo. Já existe a algum tempo. Mas para isso, o usuário teria que cometer o erro de conectar o periférico com o conector correspondente ao microfone.

Porém, os pesquisadores foram além, mudando o canal de saída da placa de som para um canal de entrada, permitindo assim a gravação a uma distância de até seis metros em média.

O malware criado para a tarefa foi batizado de Speake(a)r, e permite a gravação de áudio até quando o microfone está desligado ou completamente desconectado do computador em qualquer sistema operacional.

 

 

Como funciona o Speake(a)r?

 

Ele utiliza os fones de ouvido para capturar vibrações no ar, transformando os mesmos em sinais eletromagnéticos, através do conector da saída de som alterado. A gravação é de baixa qualidade, mas acontece mesmo em computadores com o microfone desconectado ou inabilitado.

Os investigadores se aproveitaram de uma característica pouco conhecida do chip de áudio da Realtek, que permite realizar a mudança de forma totalmente silenciosa para a vítima. Esse chip está presente na maioria dos computadores atuais, o que deixa mais de 80% dos computadores do mundo vulneráveis ao Speake(a)r, independente do sistema operacional utilizado.

A falha é bem complexa e de difícil correção, sem falar no seu potencial perigo para a privacidade do usuário.

A única solução viável nesse momento é a substituição do chip de som por outro, algo que é inviável na prática.

Os pesquisadores publicaram no YouTube um vídeo que demonstra as capacidades do Speake(a)r e seu considerável potencial destrutivo.

 

 

Via WiredSPEAKE(a)R: Turn Speakers to Microphones for Fun and Profit (PDF)