facebook-email

Muito provavelmente você se esqueceu disso, mas quando você criou o seu perfil no Facebook, uma conta de e-mail também foi criada. Sim, imaginei… você não fazia ideia disso. Pois é…

Esses endereços de e-mail estrearam em 2010 como parte de um movimento por parte do Facebook para unificar as mensagens privadas e chats da página com os e-malis e SMSs. Porém, como você já pode supor (até mesmo por conta de você não se lembrar desse e-mail, ou até mesmo não fazer ideia de que tinha isso), o projeto nunca alcançou o grande público como imaginado.

Durante muito tempo, a conta de e-mail do Facebook ficou esquecida em um canto, com uma supressão quase total do serviço no começo de 2014. Desde então, aqueles quatro gatos pingados que utilizavam o endereço @facebook.com começaram a receber todos os e-mails redirecionados até a conta com a qual o usuário se registrou na rede social, não podendo então fazer um uso mais amplo do serviço.

Agora, a empresa gerenciada por Mark Zuckerberg fecha o ciclo por completo (passou a hora), avisando aos usuários que no final desse mês de abril o serviço de redirecionamento vai ser encerrado, e os endereços de e-mail do Facebook vão desaparecer depois de 1 de maio de 2016. Por isso, a empresa recomenda a todos os usuários que atualizem qualquer registro onde a conta @facebook.com é utilizada para receber mensagens.

Pode ir em paz, @facebook.com. Não fará a menor falta.