malwares

 

Para aqueles que querem (podem e devem) proteger o PC de malwares e não tem claro o que exatamente deve fazer, esse post apresenta sete conselhos que podem te ajudar a lidar com as principais ameaças de segurança.

Tenha em mente que essas dicas te ajudarão a evitar uma infecção e também reduzir ou até barrar os efeitos negativos do malware em seu PC.

Sem mais delongas, dicas a seguir:

 

1. Faça cópias de segurança periodicamente. Isso mantém seus dados a salvo em caso de infecção, sendo útil e reduzindo o impacto do ransomware.
2. Mantenha atualizado o sistema operacional e seus aplicativos, instalando as últimas correções de segurança e reduzindo as possíveis vias de entrada de malwares.
3. Atualize para o Windows 10. Se você tiver um sistema operacional muito antigo, ou que não conta mais com suporte oficial, evitando assim que você fique exposto a ameaças graves de segurança.
4. Utilize um firewall. O Windows 10 possui um firewall eficiente, o que permite barrar tentativas de ataques maliciosos. Ele pode ser acionado em Painel de Controle > Opções de Sistema e Segurança.
5. Utilize um antivírus. O Windows 10 possui o Windows Defender, uma solução bem completa que, combinada com o bom senso do usuário, é mais que suficiente para o dia a dia. Em outras versões do Windows, é recomendado escolher uma ferramenta completa, que ofereça proteção em tempo real.
6. Utilize navegadores atualizados. Não importa o navegador web que você usa, mas certifique-se de que é uma versão atualizada para evitar sustos.
7. Se o seu PC for infectado, desligue a conexão à internet e à rede WiFi, para evitar males maiores. Faça uma limpeza no equipamento com um bom antivírus. Se a infecção não puder ser controlada, sempre é possível restaurar o sistema e fazer uma instalação limpa do sistema operacional. Quem cumpriu a dica 1 tem seus dados a salvo.