650_1000_2014-09-29_sesame_bastihansen

O pessoal da Sesame Enable criou um smartphone que não precisa tocar na tela para interagir com ele. O Sesame Phone foi idealizado para as pessoas com dificuldades de movimentos, e permite o controle do dispositivo com movimentos da cabeça.

O dispositivo é basicamente um Nexus 5 modificado com a tecnologia proprietária que reconhece os movimentos da cabeça. Também é possível interagir com gestos e comandos de voz. A diferença desse método está na alta personalização do sistema operacional, e na interpretação de movimentos muito pequenos.

650_1000_20141028113757-phone_features

O cursor pode ser deslocado com a cabeça, com a ajuda da câmera frontal. Um menu contextual aparece sobre o elemento escolhido pelo usuário, onde as principais funções são apresentadas. E essa é uma tecnologia que pode ser adotada facilmente por outros dispositivos.

O preço do conjunto é de US$ 1.000, e o projeto está no site de crowdfunding Indiegogo, onde já alcançou a sua meta de financiamento. Além disso, o projeto venceu o ‘Verizon Powerful Answers’, onde arrecadou mais US$ 1 milhão para o seu desenvolvimento.