A Semp Toshiba acaba de se tornar a primeira empresa do setor a aderir ao Pacto pela Integridade e Contra a Corrupção, conhecido como “Empresa Limpa”, uma iniciativa do Instituto Ethos, em conjunto com outras organizações da sociedade civil.

 

O Pacto, lançado em 2006, conta com inúmeras empresas signatárias* e tem exercido importante papel na mobilização do setor privado a favor da ética e da adoção de práticas de combate à corrupção e a práticas ilícitas de ganho econômico.

 

De acordo com Caio Magri, gerente de políticas públicas do Instituto Ethos, “a importância da adesão de empresas como a Semp Toshiba ao Pacto só vem a contribuir para o fortalecimento do esforço do setor empresarial por um ambiente mais ético nos negócios”.

 

A ética tem sido um tema recorrente na pauta dos programas de sustentabilidade empresarial, em virtude da importância desse assunto para o país. Edson Luiz Vismona, presidente-executivo do IBL – Instituto Brasil Legal, que defende a ética concorrencial e dos negócios, afirma que “no estado democrático, é fundamental que as leis sejam respeitadas. E, no Brasil, o mercado é muitas vezes afetado por práticas ilegais. No setor de eletroeletrônicos, por exemplo, tem sido cada vez mais freqüente a importação de produtos sonegando impostos e desrespeitando as leis e os direitos dos consumidores, o que é inadmissível”. Vismona acrescenta que “por isso é necessário que todos se unam contra a corrupção, e o movimento ‘Empresa Limpa’ é uma excelente iniciativa nesse caminho”.

 

A adesão da Semp Toshiba ao Pacto vem selar o início de uma intensa programação de trabalho para 2011. Com o nome Atitude Semp Toshiba, o programa é o primeiro de sete a serem lançados este ano e faz parte da estratégia da área de Responsabilidade Corporativa da empresa, focada nos pilares de Responsabilidade Socioambiental, Sustentabilidade Empresarial e Governança Corporativa. 

 

Segundo Caio Ortiz, vice-presidente de Marketing e Vendas, “queríamos criar um projeto diferenciado para tratar o tema da Sustentabilidade na empresa, por isso elegemos sete programas corporativos, baseados nos nossos valores e nas nossas melhores intenções”.

 

Outros três compromissos voluntários serão ratificados pela companhia nos próximos meses. Com o programa Atitude Semp Toshiba, a empresa assume o compromisso de comunicar o conteúdo dos pactos para toda a sua cadeia de valor – clientes, parceiros e fornecedores –, assim como o de melhorar suas práticas, promovendo treinamentos, incluindo novas cláusulas contratuais e até mesmo revendo seus parceiros, em caso de não adesão às práticas.


via assessoria de imprensa