doodle-george-boole

Hoje, 2 de novembro de 2015, completa 200 anos do nascimento de George Boole, matemático britânico que inventou a Álgebra de Boole, muito utilizada no campo da computação.

Por conta da relevância da Álgebra de Boole nesse segmento, a Google decidiu homenagear o seu criador. Essa álgebra funciona através de diversas operações lógicas empregando os valores x e 7, oferecendo o resultado de verdadeiro ou falso, quando se aplicam os operadores AND, XOR e OR, além do operador de negação NOT a cada um.

A Álgebra de Boole é determinante em todos os níveis da informática. Sem ela, o Google simplesmente não existiria. George Boole demonstrou que todos os valores matemáticos podem ser reduzidos a dois valores, “sim ou não”, “verdadeiro ou falso” ou “1 ou 0”.

George Boole foi um homem de origem humilde, mas de grande inteligência. Na adolescência, já falava seis idiomas, e se destacava na área de humanas. Teve uma vida curta: morreu aos 49 anos, por conta de uma enfermidade pulmonar depois de tomar uma chuva, em 8 de dezembro de 1864.

Sem George Boole, o mundo seria hoje muito diferente, e com toda certeza a computação estaria muito mais atrasada com o que nós temos hoje.

Via Google