O ano de 2011 entra para a história como o ano em que os smartphones alcançaram o topo, superando os PCs. Um estudo realizado pela empresa Canalys Research informa que, baseado nos valores contabilizados ao logo do ano passado, é possível afirmar que foram distribuídos mais smartphones do que PCs.

Vale lembrar que distribuição não significa venda final. É o envio para lojas de varejo, operadoras e afiliados. Os números da Canalys são um pouco peculiares, uma vez que eles incluíram tablets de todos os tamanhos nos números dos PCs. Seja como for, o domínio dos smartphones segue pleno: durante o ano de 2011, 414,6 milhões de PCs (incluindo tablets) foram despachados, contra 487,7 milhões de smartphones.

No que se refere aos segmentos e marcas, os desktops contabilizaram 112,4 milhões de unidades, 209,6 milhões foram de notebooks, 29,4 milhões de netbooks, e os “pads” (que é como a Canalys se refere aos tablets), 63,2 milhões unidades.

93,1 milhões de iPhones foram despachados em 2011. A Samsung, segue na cola, com 91,9 milhões de unidades dos seus smartphones, e a Nokia ficou em terceiro, com 19,6 milhões. A RIM ficou em quarto lugar em telefones enviados, mas sem dados concretos enviados pela Canalys.

Via Canalys