The Creators Project é uma rede global, criada em parceria entre a VICE e a Intel, dedicada à celebração da cultura, criatividade e tecnologia. Este ano evolui de forma significativa ao lançar o The Studio, além de uma parceria inédita com o festival Coachella e a realização de um grande evento no Pavilhão da Bienal, em São Paulo, entre os dias 29 de julho e 02 de agosto. O site do projeto inclui uma combinação de perfis e documentários sobre artistas do mundo inteiro, além de um blog diário sobre arte e tecnologia.

Parte da plataforma The Creators Project, o The Studio funciona como uma incubadora de projetos que irá viabilizar a produção de trabalhos de artistas inovadores ao redor do mundo. O The Studio irá lançar álbuns, filmes e obras de arte, e, ao mesmo tempo, oferecerá recursos e novas tecnologias a novos artistas e a artistas já consagrados. Os trabalhos serão distribuídos pelo The Studio através de uma variedade de canais, incluindo exposições internacionais itinerantes, shows e plataformas digitais como o TheCreatorsProject.com. Os participantes irão reter todos os direitos de propriedade intelectual de suas obras.

Projetos inaugurais do The Studio serão lançados no mês de abril no festival Coachella. Como primeiro parceiro criativo da história do festival, o The Creators Project está colaborando com a seleção das atrações e com a curadoria de uma série de instalações de arte no local. No Coachella, o The Studio vai fazer uma parceria com grandes nomes como Muti Randolph (Brasil), Interpol (EUA) e Animal Collective (EUA) para transformar seus cenários em experiências visuais multimídia de tecnologia de ponta. O The Studio também irá trabalhar com artistas que já fazem parte do grupo de criadores do The Creators Project, como United Visual Artists (Reino Unido) para projetar o palco principal do festival.

O The Studio irá colaborar com o Emicida, a nova sensação do rap brasileiro, em seu primeiro álbum, que será produzido pelos renomados produtores K-Salaam e Beat Nick. O processo de gravacão do disco será documentado e exibido no TheCretorsProject.Com. “O The Creators Project me deu uma audiência fora do comum. Fico extremamente feliz com a participação no Coachella, com a colaboração do The Studio e com a chance de chamar a atenção das pessoas para o The Creators Project e para os bastidores do The Studio”, comenta o rapper.

A coleção de trabalhos continuará a expandir durante todo o ano. Outras obras selecionadas pela curadoria do projeto passarão por cidades da Europa, Ásia, Estados Unidos e Brasil. Com o intuito de ampliar a projeção desta produção, este ano a Série de Eventos The Creators Project firmou parcerias com instituições e centros culturais para acolher exposições de vários dias, e, mais uma vez, apresentar os talentos, músicas, obras interativas, filmes, palestras e painéis mais inovadores que o mundo tem a oferecer. No Brasil o evento acontecerá no Pavilhão da Bienal entre os dias 29 de julho e 02 de agosto.

Também novidade neste ano, é o lançamento da The Creators Project TV Series, que apresentará documentários em profundidade sobre criadores selecionados. A série de 12 partes estreiou no TheCreatorsProject.Com com episódio do Interpol (EUA), e também será distribuída para grande canais de TV de todo o mundo. Mini-documentários adicionais sobre o coletivo vencedor do Oscar H5 (França) e os artistas Quayola (Reino Unido), Feng Mengbo (China) e Taryoon hoi (Coreia).

Sobre The Creators Project

Lançado em 2010, o The Creators Project é um programa dedicado a identificar artistas emergentes e possibilitar a realização e distribuição de seus trabalhos por meio de tecnologia e mídia interativa. O programa inclui The Studio, uma série de eventos mundiais, documentários para TV, projetos colaborativos e lançamentos no site TheCreatorsProject.com, que também exibe perfis dos artistas internacionais, um blog e cobertura completa dos eventos. Em apenas um ano, o The Creators Project se tornou um fenômeno cultural. Milhares de convidados estiveram presentes nos eventos e o conteúdo online atingiu 55 milhões de visitas ao redor do mundo.  O projeto une uma vasta coleção de artistas, designers, músicos, arquitetos e diretores que usam a tecnologia para romper as barreiras da criatividade. Hoje há cerca de 100 criadores envolvidos no projeto provenientes principalmente de países como Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Brasil, Coreia do Sul e China.

via assessoria de imprensa