Seeing AI

A Microsoft apresenta o Seeing AI, aplicativo que ajuda os deficientes visuais a “verem o mundo” e tudo o que está ao seu redor, com a ajuda de um sistema de visualização computadorizada e respaldada por um sistema de inteligência artificial com voz.

A câmera do smartphone registra o que temos ao nosso redor, e a inteligência artificial processa e interpreta a imagem, narrando tudo para o usuário. Sua utilização é bem simples: basta fazer o download e instalar o aplicativo, que é totalmente gratuito.

O Seeing AI transforma a câmera do smartphone nos olhos do usuário, reconhecendo tudo o que está no seu campo de visão, incluindo objetos, pessoas, números, textos e até divisas. Também pode guiar o usuário para realizar pequenos movimentos caso a câmera não consiga captar algo em específico.

A ferramenta pode efetivamente facilitar a vida dos deficientes visuais, mas por enquanto está disponível apenas para o mercado norte-amiercano e limitado ao iOS. A Microsoft não informa se e quando pensa levar o Seeing AI para outros países e sistemas operacionais.

De qualquer forma, é uma tecnologia que empolga. Aliás, é uma proposta de tecnologia que se alinha com o principal objetivo que ela deve ter na vida das pessoas: tornar a vida de quem precisa algo efetivamente melhor.

Vídeo demonstrativo a seguir.

 

 

 

Via Microsoft