650_1000_secret

Preocupado com a sua privacidade? Pois bem, dois antigos funcionários da Google criaram o Secret, um aplicativo de mensagens anônimas, que por enquanto só está disponível na Apple App Store dos Estados Unidos.

Inicialmente, tudo o que você publicar poderá ser visto por alguns dos contatos da sua agenda que contem com o aplicativo instalado, ou no grupo de usuários similares ao seu perfil, de acordo com o algorítimo do aplicativos. A diferença do Secret para os demais é que eles podem ver a mensagem, mas nunca saberão quem foi que enviou.

O aplicativo é bem simples. As mensagens são exibidas na tela do smartphone. Se um usuário envia uma foto com texto, a foto fica de fundo, e a mensagem é exibida na tela completa. Caso contrário, o app escolhe uma cor aleatória e utiliza. Se você gosta de um status, você pode sinalizar, como um “like”, além de poder deixar comentários nas mensagens.

 

Mas… os segredos são secretos de verdade?

secret-2

Os desenvolvedores do Secret garantem que sim. Apesar de você saber quantos contatos da sua lista possuem o aplicativo instalado, você nunca vai saber quem exatamente o possui. Ao enviar a mensagem para mais pessoas além dos seus amigos, isso dificulta a detecção de sua origem. Toda a criptografia é explicada por um de seus fundadores, que garante que a informação não ficará comprometida.

Na prática, você pode até manter conversas pelo Secret, onde a identificação dos envolvidos é feita por um avatar qualquer. E isso se mantém durante aquela conversa. Quando o diálogo é encerrado, os avatares são zerados.

Via Secret