seagate-disco-6TB

Na última sexta-feira (04), começou em Las Vegas a NAB 2014, uma feita de eletrônica dedicada ao conteúdo de consumo e entretenimento que, de vez em quando, reserva interessantes surpresas. Uma delas é o novo disco rígido da Seagate, pertencente à linha Enterprise Capacity, com 6 TB de armazenamento, e que é considerado (pela Seagate) como “o mais rápido de sua categoria”.

Com um tamanho de 3.5 polegadas, esse disco conta com a opção de escolha entre as interfaces SATA 6 Gb/s e SAS 12 GB/s, e sua densidade de área foi incrementada em até 25%, com uma velocidade de 7.200 RPM. Seu cache é de 128 MB, com codificação automática AES-256 (com validação FIPS 140-2), sendo especialmente pensado em armazenamentos RAID de alta capacidade, centros de dados na nuvem ou em backup e restauração de dados de empresas, para citar alguns exemplos de uso.

De acordo com a Seagate, a oitava geração da sua tecnologia PMR (gravação perpendicular magnética) ajuda a conseguir um aumento de desempenho de até 25% em relação aos seus concorrentes.

O disco foi “pré-anunciado” na citada feira, de modo que ele pode ser considerado oficial, mas não disponível. Seu preço ou data de lançamento também não foram confirmados.

Via Seagate