650_1000_lg-g2-3

A chegada de uma nova leva de smartphones top de linha dos principais fabricantes provocou o habitual efeito nos modelos do ano anterior: a queda de preços. E isso leva os usuários a fazer uma comparação com os modelos de linha média-alta que apareceram nos últimos meses.

Um ponto de grande dúvida de muitos usuários de smartphones que pretendem trocar de dispositivo sem gastar muito (ou não podem gastar os valores cobrados pelos modelos top de linha de 2014) é descobrir se vale mais a pena comprar um top de linha de 2013 ou um modelo de linha média-alta de 2014.

 

Preços para todos os gostos… e bolsos

650_1000_nexus-5

Alguns modelos considerados top de linha no ano passado apresentaram forte redução de preço nos últimos meses, como o caso do LG G2 e do Nexus 5. O Samsung Galaxy S5 também sofreu uma redução de preço, mas nesse caso, a queda foi bem mais discreta, assim como aconteceu com os iPhones 5s e 5c.

Aqui, começamos a fazer os comparativos de relação custo/benefício. Vamos deixar de lado a experiência de uso, atualizações do Android, a interface Android pura ou não, e outros itens que para a grande maioria dos usuáiros (não tão conhecedores de tecnologia) não são tão relevantes quanto o que realmente interessa nesse post: o preço. Logo, vamos nos ater exclusivamente às questões monetárias.

Um  LG G2 (2013) pode ser mais vantajoso financeiramente que um Motorola Moto X2 (2014). O mesmo pode acontecer com o Nexus 5 (2013) contra o Lumia 925, ou o Sony Xperia Z1 contra o Xperia Z3 Compact (esse último ainda será lançado no Brasil). Os valores mostram que os fabricantes anda podem estimular suas vendas com os modelos lançados em 2013, mas com isso correm o risco de comprometer a oferta dos modelos de linha média de 2014.

As lojas online são as principais responsáveis para que esse efeito fique cada vez mais evidente, com ofertas tentadoras para os modelos top de linha do ano passado. Eu já vi o LG G2 e o Nexus 5 a menos de R$ 1 mil, e esse é um preço excelente para modelos desse porte.

Para tornar esse estudo ainda mais interessante, devo lembrar que, além do Xperia Z3 Compact, o LG G3 Beat e o Sony Xperia M2 aparecem como modelos de linha média-alta que podem ser interessantes opções para quem quer trocar de smartphone nesse final de ano. Mas que encontram como sérios concorrentes alguns dos seus equivalentes no segmento top de linha lançados em 2013.

 

Uma decisão difícil?

650_1000_lg-g3-vs-lg-g

A maioria dos fabricantes de dispositivos Android são afetados pela gradual perda de valor dos seus dispositivos com o passar do tempo. Apesar de contarem com um preço inicial elevado no seu lançamento, o custo se reduz de forma considerável nos meses seguintes. Isso resulta em uma relação custo/benefício muito discutível para os modelos “mini”, pois com uma diferença de pouco mais de R$ 300, você pode comprar um top de linha do ano passado, com um hardware muito melhor.

Para resumir: se você não vai comprar um LG G3 no final do ano, vale mais a pena buscar um LG G2 do que um LG G3 Beat. O mesmo vale – por exemplo – para a regra Samsung Galaxy S4 vs Galaxy S4 mini, ou Xperia Z1 contra Z3 Compact. Os modelos top de linha de 2013 já mostraram a sua capacidade de serem modelos funcionais mesmo depois de um ano de mercado, correspondendo as expectativas de muitos usuários que buscam um telefone eficiente e funcional. E com preços muito mais competitivos.