wikipedia-impressa-03

Michael Mandiberg, um professor da City University of New York, teve uma ideia que muitos chamariam de ‘coisa de maluco’: imprimir a Wikipedia em papel.

O projeto se chama Print Wikipedia, e é mais um projeto de design e maquetes do que um esforço prático de realmente imprimir a enciclopédia online. Segundo os cálculos de Mandiberg, são necessários 7.473 volumes de 700 páginas para imprimir a versão em inglês da Wikipedia. O projeto estará em uma exposição em uma galeria nova-iorquina com visitação pública até o dia 2 de julho.

Na exposição, é possível conferir inclusive o processo de envio da Wikipedia para a Lulu.com, um conhecido serviço de impressão de livros, para conferir parte da tarefa que levará entre 11 e 14 dias para ser concluída, tanto em um navegador como em um terminal que mostrará o diálogo entre o código da enciclopédia com o site de impressão.

wikipedia-impressa-02

Aqueles que não puderem visitar a galeria poderão acessar um segmento online via Twitter, no @PrintWikipedia, que vai exibir mensagens a cada volume enviado. Cada mensagem conta com um link para o volume impresso, caso você queira comprá-lo (preço: 73.23 euros).

Todos esses volumes estarão disponíveis para venda, mas além desses estarão a tabela de conteúdos (91 volumes apenas para esses gigantescos índices) como os Wikipedia Contribuitor Appendix, que contem nomes de quase 7.5 milhões de pessoas que colaboraram com a Wikipedia em inglês. O próprio Mandiberg explica que seu objetivo não é imprimir a Wikipedia (algo que lhe custaria aproximadamente US$ 500 mil), mas sim ver como os 106 volumes podem ser vistos, e o alcance desse trabalho.

Imagens: Victor Grigas

Via Wikimedia