toshiba-5tb-hdd

O mundo do armazenamento continua a evoluir, e apesar das unidades SSD ficarem cada vez mais populares, os discos rígidos ainda são soberanos em termos de capacidade. Nesse caso em especial, os discos de 5 TB já são uma realidade, e estarão disponíveis no mercado nos próximos meses.

A Toshiba foi a primeira a alcançar essa capacidade, com os modelos MG04SCA Series, que antes estavam restritos aos perfis profissionais, mas agora, chega ao usuário casual, contando com uma interface SAS e 128 MB de cache. Além do modelo de 5 TB, a Toshiba também vai disponibilizar para compra modelos menores, com 2, 3 e 4 TB de armazenamento, todos com 3.5 polegadas, e algumas com a interface SATA.

Tradicionalmente, os modelos domésticos só chegam ao mercado aproximadamente quatro meses depois do lançamento dos modelos profissionais. Logo, não espere os HDs de 5 TB da Toshiba para o consumidor final para antes do final do primeiro semestre de 2014.

Seja como for, os discos rígidos tradicionais oferecem alguma coisa de novo, ao menos na sua capacidade. Que as unidades SSD são o futuro, não temos dúvida. Mas até ganhar essa capacidade de armazenamento, vai levar algum tempo. E muito dinheiro dos usuários.

Via BSN, Toshiba