Tizen-20

Se você ainda não sabe o que é (e eu acho difícil, mas de qualquer forma…), o Tizen é o sistema operacional móvel que futuramente será lançado pela Samsung, com o objetivo de ser uma alternativa aos demais sistemas disponíveis hoje, principalmente o Android. Levando em conta que o sistema da Google é hoje o dominante (e muito em parte a Samsung é responsável por isso), e que o iOS é o número 2 nessa lista, é seguro dizer que o Tizen chega para disputar a terceira posição com o Windows Phone, BlackBerry 10, Firefox OS e demais alternativas.

Segundo os últimos rumores levantados sobre o assunto, o Tizen deve ser lançado em 2014, e alguns protótipos de smartphones com o sistema operacional já estão em testes, nas mãos de algumas operadoras sul coreanas. Agora, algumas screenshots da suposta interface de usuário do Tizen aparecem na internet, dando uma prévia do que está por vir.

E o que vemos nas imagens é um sistema que foi drasticamente modificado no seu visual, se comparado com as últimas vezes que vimos a sua interface. E para melhor. Bom, eu pelo menos acho, e acredito que muitos usuários vão apreciar as mudanças.

Tizen-17

As imagens foram fornecidas pelo banco dedados do Serviço de Informação Sobre Propriedades Intelectuais da Coreia do Sul, e ao que tudo indica, são mesmo do sistema operacional em questão. A nova interface tem um ar renovado, com linhas mais bem definidas, e um ar mais “acolhedor”. Também conta com alguns elementos que lembram remotamente a TouchWiz da Samsung (não podia ser diferente), de modo que já levantamos a hipótese desse sistema ser “um pouco mais pesado que o desejado”.

Vale lembrar que ainda não há uma janela de lançamento definida para o Tizen ou para os primeiros dispositivos com o sistema operacional.

Tizen-14 Tizen-9 Tizen-3

Via Ubergizmo