O fabricante norte-americano Scosche apresentou o produto mais engenhoso (e talvez drástico) que já vi para acabar com o perigo que é você falar ao celular enquanto dirige: um aparelho que desativa as principais funções do seu telefone assim que o seu carro entra em movimento.

O cellCONTROL recebeu o prêmio de inovação da CES 2012, e se conecta através da porta de diagnóstico QBD-II de um carro, e se comunica com o seu telefone via Bluetooth, inutilizando a função de chamadas, o envio de mensagens, a navegação à internet e até o uso da câmera. A única forma de fazer o telefone funcionar é usando o viva-voz do telefone (detectado pelo cellCONTROL, através do próprio aparelho), ou limitar o seu uso à reprodução de áudio.

Obviamente, esse dispositivo não é capaz de atuar em todo e qualquer telefone sozinho. Para que ele funcione, é necessária a instalação de um aplicativo disponível para telefones Android 2.1 ou superior, BlackBerry 4.5 ou superior, Windows Mobile 5 e 6, Symbian S60 3rd Edition, e alguns modelos em Brew. Segundo o fabricante, mais de 1.200 smartphones são compatíveis com o dispositivo.

O Scosche é destinado aos pais preocupados com a segurança de seus filhos, e empresas com frotas de veículos. O administrador do sistema poderá inclusive receber informações sobre as distâncias percorridas, e a velocidade média do veículo, usando uma conexão de dados.

O preço do cellCONTROL é de US$ 130.

Via Scosche